Formações

Psicanálise clínica

O Curso de Formação em Psicanálise do Instituto Jane Krüger forma Psicanalistas que estarão preparados para acompanhar e ajudar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedade, depressão, obsessão, compulsão, angústia, melancolia e crises de toda ordem.

O Psicanalista é um profissional que pode atuar em clínicas, escolas, asilos e hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, usando para isso, técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

Existe uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas, ajudando assim, o indivíduo a encontrar sentido para sua vida, reeditando seu passado e assim habilitando-o para ser protagonista de sua história de modo que possa escrever seu presente e viver o futuro que deseja.

Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Quem poderá fazer o curso?

Médicos, Professores, Engenheiros, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise; aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas e ainda, aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas.

Por que o Curso é aberto às várias formações?

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?

No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

Ao terminar o curso posso abrir a minha clínica e atuar como psicanalista?

Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.

Processo seletivo:

Os pretendentes à formação passam por um processo de seleção criterioso e para se candidatarem ao curso deverão apresentar duas cópias de seu Currículum Vitae com foto e uma breve justificativa do interesse por esta formação. Após analisado o Curriculum, será agendada uma entrevista individual. Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano, que não Medicina e Psicologia, poderão ser aceitos no Instituto, desde que a Comissão de Ensino aprove o Curriculum Vitae do pretendente à seleção.

Uma vez selecionado, o candidato à psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui:

  • Análise pessoal de alta freqüência (sessões semanais) com analista qualificado para essa função pelo próprio Instituto;
  • Supervisão de no mínimo dois casos em tratamento;
  • Seminários teóricos sobre a obra de Freud e outros autores tais como Lacan, Reich, Melanie Klein, Wilfred Bion, D.Winniccott, entre outros, incluindo também estudo de temas específicos; seminários clínicos e eletivos sobre autores ou temas ligados à Psicanalise;
  • Elaboração de Monografia e apresentação da mesma para Comissão de Ensino como Trabalho de Aprovação Final.

Seguimos o legado deixado por Sigmund Freud, baseado em seu tripé: Formação teoria e técnica, análise didática e supervisão clínica.

O curso é de 25 módulos e cada aula possui um eixo temático.

Duração: 4 (quatro) anos de Formação teoria e técnica, análise didática e 1 (um) ano de Supervisão Clínica.

Informações: (54) 9 9660-9422

Chamar no WhatsApp